Luciana Viegas gives her statement at the 2nd Session of the Permanent Forum on People of African Descent in New York, June 2023. Alt text: Photo of a conference room at the New York headquarters in New York where Luciana Viegas, a Black woman with short dreads, is shown on a big screen at the front of the room, speaking. Below her, rows of delegates sit watching, their backs to the camera.

Pronunciamento de Vidas Negras com Deficiência Importam na Segunda Sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes

5 June 2023

Click here to read this statement in English.

Esta declaração foi proferida na segunda sessão do Fórum Permanente sobre Afrodescendentes em Nova York em 1º de junho de 2023 por Luciana Viegas, Diretora do Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI), Brasil.

Ola Presidente,

Meu nome é Luciana Viegas, sou uma mulher autista , diretora da Vidas Negras com Deficiência Importam.

Em nome do movimento negro de pessoas com deficiencia, gostaria de alertar que estamos profundamente preocupados com a situação das pessoas negras com deficiência.

A falta de pessoas negras com deficiência  nesse fórum é significativa. Pois nos mostra que há barreiras que impedem meus irmãos afrodescendentes com deficiência a estarem aqui comigo. Acessibilidade é uma delas.

O Capacitismo e racismo permitem uma normalização da opressão e violação dos direitos humanos das pessoas afrodescendentes  com deficiência.

No dia 6 de maio de 2022, um jovem negro com deficiência intelectual Ruan Limão do Nascimento, 27 anos, foi baleado nas costas e morto por policiais militares.

Assim como Ruan, há outros jovens com deficiência que estão sendo torturados e colocados em risco pois não há um debate sobre a dupla dicriminação e como ela impacta a vida de pessoas negras com deficiência.

O Movimento Vidas Negras com deficiência importa,entende e reforça que é necessário um compromisso do estado e da comunidade internacional em pressionar as autoridades para coletar esses dados para que assim possamos  pensar em políticas direcionadas à proteção das  pessoas afrodescendentes com deficiência não só no Brasil mas em todo o mundo.

Afinal não há como pensar em reparação se não incluir 10% da população  mundial que tem alguma deficiência. Onde a maioria deles são pessoas afrodescendentes, que não tem acesso a saúde, educação, justiça e tem seus principais direitos violentados .

Pessoas negras com deficiência existem, lutam e resistem!

Photo: Luciana Viegas gives her statement at the 2nd Session of the Permanent Forum on People of African Descent in New York, June 2023. Credit: VNDI.